“Power House” Dicas / Pilates / Resenhas e Artigos

Olá pessoinhas queridas do meu coração!

Vamos falar sobre o “Power House”. Pra quem é professor imagino que já saibam do que se trata, mas para quem é aluno acho que será bem interessante! Creio que já pararam para pensar porque o professor de pilates sempre fala: – Contrai o abdome!, – Faz força para segurar o xixi!….e assim vai…

Vamos a explicação, afinal de contas, o que é Power House ou Core? É o CENTRO de força do pilates. Segundo Joseph Pilates, é o centro da gravidade humana onde começam todos os movimentos. Ele acreditava que se tivermos as extremidades fortes e o Core enfraquecido, o corpo está mais propenso a lesões e os movimentos não serão tão eficientes. Precisamos então fortalecer o centro para que a musculatura anterior e posterior fiquem em equilíbrio.

Esse centro é composto por vários músculos, sendo que os principais são:

  • Diafragma
  • Parede Abdominal (reto e transverso)
  • Períneo (assoalho pélvico)
  • Intercostais e multífidosmusculos-abdominais

É imprescindível que no pilates façamos a “ativação” desse centro. Hoje, com a popularidade da prática, muitos estão esquecendo de fazer a respiração correta. AQUI explico direitinho sobre a respiração. Para que o Power House seja acionado devemos basicamente “fechar” as costelas, levar o esterno para baixo e para dentro e “segurar” o xixi e o cocô.

Aí você vai me perguntar: -Thaís, tem alguma linguagem técnica para tal coisa? Vai por mim, já tentei de tudo para fazer o aluno aprender e a maneira mais fácil é o toque e linguagem simples e clara. Conversamos linguagem técnica entre profissionais, mas para que possam entender de fato o que é e como ativar, nada melhor do que ser bem transparente.

Não é fácil conseguir realizar a ativação do “Power house” de primeira, na verdade, muitas vezes demora 1 mês ou mais. Mas se o aluno realmente quiser e for esforçado logo logo conseguirá. Toda a energia de qualquer movimento (seja braço, perna, costas…) sai dali, por isso é fundamental para a prática de pilates aprender a usar a técnica.

Sendo assim, não façam pilates de qualquer maneira meus amores! Dediquem-se e te garanto, vão colher resultados maravilhosos!

Um beijo no coração e fiquem com Deus

 

 

Fonte da imagem: www.seasunpalmtrees.com


Fisioterapeuta pós-graduada em dermato-funcional, professora de pilates, fotógrafa, maquiadora e blogueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *