Livro: Anatomia do pilates Dicas / Pilates / Resenhas e Artigos / Videos

Olá meus amores, tudo bem?

Em primeiro lugar quero pedir perdão pelo sumisso! Não quero que isso aconteça novamente, mas quando não se tem só o blog como trabalho, não é nada fácil. Hoje estou aqui para falar sobre o livro Anatomia do pilates de Rael Isacowitz e Karen Clippinger da editora Manole.

A estética

É um livro relativamente pequeno (17 x 25cm), capa dura (de papel refoçado) e 200 páginas com folhas grossas e com acabamento lustre. É bem ilustrado com figuras de qualidade e com ótimas resoluções. Gosto sempre de falar sobre a “estética” do livro, apesar disso não interferir no conteúdo. A capa:

Os autores

Rael Isacowitz é praticante e professor de pilates de renome mundial. Possui mais de 30 anos de atuação no método e é conferencista e professor de destaque em simpósios, universidades e estúdios ao redor do mundo. Bacharel em Educação pelo Wingate Institute, Israel, e mestre em dança pela University of Surrey, Inglaterra.

Karen Clippinger é mestre em Ciência do Exercício e professora na California State University, Estados Unidos, onde ensina consciência corporal, pilates, entre outros cursos relacionados. Também atua no Body Arts and Science International (BASI Pilates), onde ensina em programas de certificação de pilates. Além disso,ministra cursos de educação continuada para o BASI Pilates e outras organizações proeminentes.

Sumário

Resolvi tirar foto do sumário para que vejam perfeitamente tudo o que é abordado no livro

Dentro dos princípios fundamentais é falado sobre: respiração, concentração, centro, controle, precisão e fluxo. Como disse no vídeo abaixo, a respiração é explicada de forma detalhada e com bastante ênfase:

Na parte de coluna vertebral entra tudo sobre a anatomia. A parte de vértebras elementares, articulações entre as vértebras, movimentos da coluna, principais músculos e suas funções.

Na foto abaixo, mostra os acidentes ósseos da pelve e do quadril e aborda tudo sobre os mesmos.

Outra parte do livro bem importante é a análise do movimento no trabalho em solo. Abaixo a foto que fala sobre a pelve, mas também é falado de outros grupos musculares.

Agora, a parte central do livro e a mais falada são as dos exercícios básicos, intermediários e avançados. Todos eles são bem explicados com:

  • Execução
  • Músculos primários
  • Músculos secundários
  • Dicas técnicas
  • Observações
  • Variação

Se notarem, ao lado no canto superior direito, mostra se ele é básico, intermediário ou avançado. Tudo foi pensando nesse livro!

Os 35 exercícios originais são descritos nesse livro.

Programa/cronograma

É a parte final do livro. Como disse a vocês, tomem cuidado. Analisem e avaliem bem antes de montar seu cronograma. Ele não pode ser feito da mesma maneira em todos os alunos. Mas achei bem bacana para ideias.

Entrei na Livraria Cultura e o livro está temporariamente esgotado. Fiquei de ver o valor pra vocês e paguei R$68,00. Um preço maravilhoso para um livro de tamanha qualidade! Eles encomenda, então, só entrar em contato.

Abaixo o vídeo onde mostro e falo um pouquinho sobre ele. Espero que tenham gostado e tenha ajudado a esclarecer.

Um beijo no coração e fiquem com Deus

 


Fisioterapeuta pós-graduada em dermato-funcional, professora de pilates, fotógrafa, maquiadora e blogueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *